Educare – Primeiro Encontro de Escolas Dehonianas em Brusque – SC
Aconteceu nos dias 14 a 16 de setembro, em Brusque-SC, o 1° Encontro das Escolas Dehonianas da América do Sul. O Instituto Meninos de São Judas Tadeu esteve presente neste grande encontro, assim como representantes de oito instituições do Brasil, Chile e Venezuela. Foram abordados diversos temas sobre a educação e o carisma dehoniano da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, que tem como fundador Padre João Leão Dehon (1843-1925).
Padre Silvano João da Costa, diretor do Colégio São Luiz, que fica em Brusque-SC, e também anfitrião do encontro, afirma que o propósito do encontro foi de aproximar as educacionais e discutir ações e projetos em comum, a partir de cada realidade. “O objetivo foi conhecer, ver e, diante das vivências que cada colégio realiza, cada vez mais engrandecer e qualificar os trabalhos das outras educacionais”. O 1º Encontro das Escolas Dehonianas da América do Sul foi acompanhado de perto pelo superior geral da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (SCJ), padre Carlos Luis Suarez Codorniú. O diretor do IMSJT, Pe. Cristiano Francisco de Assis, scj, enfatiza a importância de se trabalhar a pedagogia dehoniana em todas as unidades da Congregação SCJ: “Um padre dehoniano é chamado a viver a ‘Cordialidade’, o Sint Unum, quero dizer: deve viver numa mesma comunhão, no conhecimento e na prática do carisma dehoniano em nossas obras”.






Em 15 de novembro de 1946 foi fundado o Orfanato pelo Padre João Büscher,scj.
Em 1950, Pe. Gregório Westrupp, scj foi nomeado pelo Superior Provincial, diretor do Orfanato.
Por exigência governamental, a obra foi denominada Instituto Meninos de São Judas Tadeu, pelo Decreto nº. 67.0218 de 18 de setembro de 1970, foi declarada de Utilidade Pública Federal.
Construção da ampliação predial do Instituto.
Chegada das Irmãs no Instituto para ajudar nos cuidados dos internos.
Entrada principal do instituto.
Inauguração da Capela São José no Instituto. Projeto do arquiteto Mário Graziosi.
Inauguração da CEI Padre Gregório Westrupp no Brooklin Paulista.
Nos anos 70, o coral dos meninos cantava nas missas do Padre Gregório.
Falecimento do Padre Gregório Westrupp em 21 de janeiro.
Padre Mauro Paulo Jungklaus, scj, assume a direção do IMSJT.
Nesse período, o Instituto foi centro de maior atenção por parte da comunidade católica.
Padre Aurélio Mariotto,scj, assume a diretoria educacional e o padre Luiz Weber, scj, se tornou vice-diretor.
Inauguração da gruta no estacionamento e do Memorial, no prédio onde o orfanato começara.
O padre Luiz Weber, scj, assume a direção.
Inicialmente, era um espaço recreativo somente para as crianças e os adolescentes abrigados no IMSJT. A partir de 2006, sob a direção do pe. João Back, seu espaço passou a ser usado também para formação, retiros e confraternização dos funcionários, etc.
Jubileu de ouro do IMSJT, ou seja, os 50 anos da refundação da obra pelo Pe. Gregório.
Inauguração da CEI Padre Dehon, núcleo Marisa em Jurubatuba.
Padre Lorival João Back, scj, assume a direção e adequa o Instituto às exigências do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Inauguração do CCA Padre Westrupp dentro do IMSJT. Parceria com a Espro (Associação de Ensino Social Profissionalizante).
Fundação do SAICA São Judas (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes).
Inauguração do Seminário Propedêutico. Reformas na laje, capela, recepção, sacristia, além das novas placas de sinalização.
Inauguração do CEI Sagrado Coração de Jesus na Vila Fachini.
Nova identidade visual do Instituto.
Padre João Carlos P. de Castro, scj, assume a direção no fim do ano.
Reforma da Capela São José e Inauguração de mais 3 unidades espalhadas por São Paulo.
CEI Sagrada Família
CEI João Paulo II
CEI Mãe Operária
CEI São Francisco de Assis
CEI Santa Catarina
Alguns atendidos do IMSJT receberam bolsas de estudo da FECAP.
Inauguração do SAICA Padre Dehon.
Padre Cristiano Francisco de Assis, scj, assume a direção do IMSJT.
Criação do Podcast do Instituto.
Reformulação no site e criação de redes sociais.
Programa de Aprendizagem IMSJT. Padre Everton dos Santos, scj assume a vice-diretoria.
Reinauguração da Gruta
Desde 2019 ao dias atuais.
De 2015 a 2019.
De 2005 a 2014.
De 1997 a 2005.
De 1991 a 1996.
De 1983 a 1991.
De 1950 a 1983.
De 1946 a 1950.

