ADCJ
Acesse o edital de convocação da Assembleia Ordinária da ADCJ!
Associação Dehoniana Coração de Jesus
A ASSOCIAÇÃO DEHONIANA CORAÇÃO DE JESUS, é uma pessoa jurídica de direito privado, criada sob a estrutura de associação sem fins econômicos, de caráter beneficente, com a finalidade de prestação de serviços nas áreas de assistência social, cultural e, preponderantemente, de educação, sem prazo de duração, inscrita no CNPJ nº 22.644.614/0001-49.
Nasce com o propósito de ser a mantenedora das obras de Assistência Social do Instituto Meninos de São Judas Tadeu e com a perspectiva de assumir outros serviços na área da assistência da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus da Província BSP no território brasileiro.
MISSÃO
Acolher, amparar e educar crianças, adolescentes e jovens adultos em situação de risco e de vulnerabilidade pessoal e social, a fim de que alcancem o pleno exercício de sua cidadania e despertem para a responsabilidade social e a solidariedade humana.
MÍSTICA
Amor Restaurador “Do lado aberto de Cristo na cruz, nasce o homem de coração novo”. (Padre Leão Dehon).
PRINCÍPIOS E VALORES
+ Na conduta pessoal: Amor, alegria, humildade, responsabilidade e gratuidade.
+ No comportamento interpessoal: Fraternidade, sinceridade, acolhida, bondade e solidariedade.
Histórico constitutivo da ADCJ:
-
No dia 16/04/2015 é criada com o nome de razão social: Associação Meninos de São Judas Tadeu (AMSJT), com sede na Alameda dos Ubiatans nº. 141, Planalto Paulista – na Cidade de São Paulo-SP. CEP: 04070-030, anexo à sede do Instituto Meninos de São Judas Tadeu.
-
O Registro do Estatuto foi realizado no dia 25/05/2015 (Completou 8 anos e 11 meses);
-
O primeiro serviço de Assistência Social foi realizado em fevereiro de 2016 na região de Pirituba (Zona Norte de São Paulo-SP) o atendimento de 130 crianças e adolescentes no Centro para Crianças e Adolescentes Santa Catarina (CCA – uma filial da AMSJT). Em 2020 esse serviço foi pausado devido a Pandemia do Covid-19;
-
Em março de 2020, surgiu a possibilidade da mantença de um novo projeto de Assistência Social – A “Fazendinha Pe. Israel” (Aprovado em Assembleia Ordinária da AMSJT). Depois de muitos trâmites burocráticos e organização documental, junto ao cartório, aos órgãos públicos e na prefeitura do município de Lavras, foi dado um importante passo na AMSJT, ao assumir a mantença dessa obra no dia 14/05/2021 como filial da AMSJT sob o nº de CNPJ 22.664.614/0002-20;
-
A filial Fazendinha Pe. Israel, conseguiu junto a secretaria de Assistência Social do Munícipio de Lavras, a certificação COMAS e o reconhecimento do trabalho de assistência social realizado há mais de 35 anos na cidade de Lavras-MG.
-
Desde o seu início em 2015 o escritório da Quality acompanhava e realizava a contabilidade da AMSJT, depois em janeiro de 2021, a diretoria contratou o Escritório de Contabilidade GTEG para realização dos serviços de contabilidade da AMSJT e gestão de documentos contábeis;
-
No dia 09/12/2021 na Assembleia Extraordinária da AMSTJ, foi aprovado as alterações Estatuária e atualização de CNAEs das Atividades Institucionais e abertura de nova filial;
-
AMSJT – Novo Serviço Educacional
A AMSJT assumiu um novo serviço educacional na Rua Apotribu, 64, na região da Vila da Saúde: o “Lar São José”. Após aprovação em Assembleia realizada no dia 09/12/2021, foi criada a filial CEI São José, com o CNPJ 22.644.614/0003-00.No dia 29/10/2021, a Associação Dehoniana Coração de Jesus (ADCJ) iniciou as atividades no CEI São José, acolhendo 15 crianças de 2 a 5 anos durante os anos de 2021 e 2022. Em 2023, por meio de uma parceria com o Instituto Solidare, o atendimento foi ampliado para 30 crianças na mesma faixa etária. Já em 2024, esse número aumentou para 60 crianças. Com o encerramento da parceria com o Instituto Solidare, a CEI São José voltará, em 2025, a atender 15 crianças de 2 a 5 anos de idade. -
Na Assembleia Ordinária no dia 20/04/2022, aconteceu a alteração do nome da Razão Social de AMSJT, para Associação Dehoniana Coração de Jesus – ADCJ e em seguida nos meses seguintes criamos a logomarca da ADCJ e o domínio.
-
No dia 20/12/2022 conseguimos junto a Prefeitura 2 Laudos: “Auto de licenciamento de funcionamento” – 1 para Creche e outro para Pré Escola;
-
Em 2023 conseguimos a certificação do CENTs, junto a Secretaria de Assistência Social na Prefeitura Municipal de São Paulo-SP – ADCJ: CNPJ nº 22.644.614/0001-49.
-
No dia 01/09/2023 recebemos o comunicado do registro CMDCA para ADCJ, válido até dia 28/08/2027;
-
Entramos com o pedido do COMAS juntos aos órgãos competente da cidade de São Paulo em 2024 e aguardamos o deferimento desta certificação.
Posse da Diretoria Executiva ADCJ para o Triênio 2024-2027
No dia 16 de abril, a nova diretoria da ADCJ (Associação Dehoniana Coração de Jesus), cumprindo o Estatuto Social da Instituição e toda a legislação brasileira em vigor, a convite do presidente e dos eleitos à Diretoria da ADCJ, tomou posse durante a reunião realizado no Instituto Meninos de São Judas Tadeu, em São Paulo.
A diretoria eleita ficou assim constituída:
Presidente: Cristiano Francisco de Assis
Vice-presidente: Everton Santos Carvalho
Secretário: Lucas Soares Pontes
Vice-Secretário: Cleiton Guimarães dos Santos
Tesoureiro: Vagner Donizetti Maciel
Vice-Tesoureiro: Dionísio Tecilla
Conselho Fiscal:
-
Davi Ângelo de Assis
-
Antônio Vilas Boas
-
Marcelo Alves dos Reis
Suplentes do Conselho Fiscal:
-
Edson Benedito dos Santos
-
Júlio César Costa
-
Said Mamud
Após efetivada a assinatura de cada membro, o presidente, Sr. Cristiano F. de Assis, congratulou todos os presentes manifestando sua satisfação em tê-los como companheiros nesta grande empreitada e agradeceu a presença e a participação de todos.
A ADCJ é mantenedora da obra Educacional CEI São José e de Assistência Social Fazendinha Pe. Israel da Província BSP da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.
As reuniões da Diretoria da ADCJ estão programadas na agenda de trabalho e durante o ano é realizado a Assembleia Geral Ordinária para prestação de contas anual e tratar de assuntos pertinentes a ADCJ e quando necessário é realizado também Assembleia Extraordinária para encaminhamento de projetos e atualização estatutária.
PERSPECTIVAS:
-
Dar continuidade na mantença das duas instituições: Fazendinha Pe. Israel e CEI São José e realizar os serviços e as atividades cumprindo as finalidades estatutárias e o carisma institucional.
-
Conseguir as devidas certificações junto aos órgãos públicos (Municipal/Estadual e Federal), para poder firmar parceria junto aos mesmos no território brasileiro, com perspectivas de assumir unidades de Assistência Social ou educacional.
-
Ser uma Organização da Sociedade Civil puramente de Assistência Social do Instituto Meninos de São Judas Tadeu da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.

Em 15 de novembro de 1946 foi fundado o Orfanato pelo Padre João Büscher,scj.
Em 1950, Pe. Gregório Westrupp, scj foi nomeado pelo Superior Provincial, diretor do Orfanato.
Por exigência governamental, a obra foi denominada Instituto Meninos de São Judas Tadeu, pelo Decreto nº. 67.0218 de 18 de setembro de 1970, foi declarada de Utilidade Pública Federal.
Construção da ampliação predial do Instituto.
Chegada das Irmãs no Instituto para ajudar nos cuidados dos internos.
Entrada principal do instituto.
Inauguração da Capela São José no Instituto. Projeto do arquiteto Mário Graziosi.
Inauguração da CEI Padre Gregório Westrupp no Brooklin Paulista.
Nos anos 70, o coral dos meninos cantava nas missas do Padre Gregório.
Falecimento do Padre Gregório Westrupp em 21 de janeiro.
Padre Mauro Paulo Jungklaus, scj, assume a direção do IMSJT.
Nesse período, o Instituto foi centro de maior atenção por parte da comunidade católica.
Padre Aurélio Mariotto,scj, assume a diretoria educacional e o padre Luiz Weber, scj, se tornou vice-diretor.
Inauguração da gruta no estacionamento e do Memorial, no prédio onde o orfanato começara.
O padre Luiz Weber, scj, assume a direção.
Inicialmente, era um espaço recreativo somente para as crianças e os adolescentes abrigados no IMSJT. A partir de 2006, sob a direção do pe. João Back, seu espaço passou a ser usado também para formação, retiros e confraternização dos funcionários, etc.
Jubileu de ouro do IMSJT, ou seja, os 50 anos da refundação da obra pelo Pe. Gregório.
Inauguração da CEI Padre Dehon, núcleo Marisa em Jurubatuba.
Padre Lorival João Back, scj, assume a direção e adequa o Instituto às exigências do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Inauguração do CCA Padre Westrupp dentro do IMSJT. Parceria com a Espro (Associação de Ensino Social Profissionalizante).
Fundação do SAICA São Judas (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes).
Inauguração do Seminário Propedêutico. Reformas na laje, capela, recepção, sacristia, além das novas placas de sinalização.
Inauguração do CEI Sagrado Coração de Jesus na Vila Fachini.
Nova identidade visual do Instituto.
Padre João Carlos P. de Castro, scj, assume a direção no fim do ano.
Reforma da Capela São José e Inauguração de mais 3 unidades espalhadas por São Paulo.
CEI Sagrada Família
CEI João Paulo II
CEI Mãe Operária
CEI São Francisco de Assis
CEI Santa Catarina
Alguns atendidos do IMSJT receberam bolsas de estudo da FECAP.
Inauguração do SAICA Padre Dehon.
Padre Cristiano Francisco de Assis, scj, assume a direção do IMSJT.
Criação do Podcast do Instituto.
Reformulação no site e criação de redes sociais.
Programa de Aprendizagem IMSJT. Padre Everton dos Santos, scj assume a vice-diretoria.
Reinauguração da Gruta
Desde 2019 ao dias atuais.
De 2015 a 2019.
De 2005 a 2014.
De 1997 a 2005.
De 1991 a 1996.
De 1983 a 1991.
De 1950 a 1983.
De 1946 a 1950.


