Celebrando o Dia do Dentista e o Cuidado com Sorrisos no IMSJT
25 de Outubro de 2025
No dia 25 de outubro, comemoramos o Dia do Dentista. Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), há no Brasil mais de 440 mil cirurgiões-dentistas ativos profissionais que nos acompanham desde a primeira infância até o fim da vida.
O Instituto Meninos de São Judas Tadeu (IMSJT) sempre reconheceu a importância desse cuidado para nossas crianças e adolescentes, pois, desde os tempos em que ainda éramos o Orfanato São Judas Tadeu, já contávamos com a generosidade de dentistas voluntários que cuidam da saúde bucal dos atendidos. Não por acaso, temos um consultório próprio na sede há mais de 30 anos, que vem sendo constantemente modernizado.
Duas profissionais são parte essencial dessa história: Dra. Lucy Waismann Losito e Dra. Gracy Morgato, que desde a década de 1990 dedicam tempo e carinho aos sorrisos de nossas crianças. Além dos atendimentos clínicos, elas realizam palestras frequentes sobre saúde bucal, reforçando que “a prevenção é a base de tudo”.
Em todos esses anos, nosso consultório ficou fechado somente durante a pandemia, e foi sendo reaberto gradualmente: em março apenas para procedimentos de higiene e, a partir de setembro de 2024, já com atendimento clínico completo. Isso só foi possível graças ao comprometimento da Dra. Lucy, que aceitou ser a dentista responsável — uma exigência do Conselho Regional de Odontologia (CRO) para manter o consultório em funcionamento. Ela recorda, sorrindo: “Antes de aceitar, perguntei para a Gracy: ‘Você vem comigo?’. Ela aceitou, então eu aceitei também”. Além delas, a dentista Dra. Silvana Puglisi colaborou de forma essencial na compra de medicamentos e nos reparos do consultório, assim como outras profissionais que frequentam o IMSJT também contribuíram. A motivação da Dra. Lucy para tantos anos de voluntariado é especial: seu carinho pelo idealizador do IMSJT, Pe. Gregório Westrupp (falecido em 1983): “Recebi tantas bênçãos rezando para o padre Gregório que ser voluntária e cuidar dos dentes de nossas crianças é uma forma de agradecer”, conta, emocionada.
Atualmente, os atendidos dos SAICAs (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes) realizam seus tratamentos dentários em nosso consultório, e as crianças e adolescentes do CCA (Centro para Crianças e Adolescentes) também são atendidos mediante autorização dos pais ou responsáveis.
Nos dias de consulta, o ambiente é acolhedor: enquanto uma das dentistas está na cadeira realizando o atendimento, a outra conduz atividades lúdicas e educativas, ensinando às crianças os cuidados com a higiene bucal. Quando necessário, trocam de função ou até trabalham juntas em procedimentos mais complexos. O resultado é gratificante não só pelos sorrisos mais saudáveis, mas também pelo carinho e pela gratidão que recebem das crianças, adolescentes e familiares.
Neste mês especial, queremos registrar nossa profunda gratidão pelo empenho dessas profissionais que colocam em prática a frase de Padre Dehon (1843-1925), fundador da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus: “Não basta fazer bem aquilo que fazemos, é preciso fazê-lo com amor.”











Em 15 de novembro de 1946 foi fundado o Orfanato pelo Padre João Büscher,scj.
Em 1950, Pe. Gregório Westrupp, scj foi nomeado pelo Superior Provincial, diretor do Orfanato.
Por exigência governamental, a obra foi denominada Instituto Meninos de São Judas Tadeu, pelo Decreto nº. 67.0218 de 18 de setembro de 1970, foi declarada de Utilidade Pública Federal.
Construção da ampliação predial do Instituto.
Chegada das Irmãs no Instituto para ajudar nos cuidados dos internos.
Entrada principal do instituto.
Inauguração da Capela São José no Instituto. Projeto do arquiteto Mário Graziosi.
Inauguração da CEI Padre Gregório Westrupp no Brooklin Paulista.
Nos anos 70, o coral dos meninos cantava nas missas do Padre Gregório.
Falecimento do Padre Gregório Westrupp em 21 de janeiro.
Padre Mauro Paulo Jungklaus, scj, assume a direção do IMSJT.
Nesse período, o Instituto foi centro de maior atenção por parte da comunidade católica.
Padre Aurélio Mariotto,scj, assume a diretoria educacional e o padre Luiz Weber, scj, se tornou vice-diretor.
Inauguração da gruta no estacionamento e do Memorial, no prédio onde o orfanato começara.
O padre Luiz Weber, scj, assume a direção.
Inicialmente, era um espaço recreativo somente para as crianças e os adolescentes abrigados no IMSJT. A partir de 2006, sob a direção do pe. João Back, seu espaço passou a ser usado também para formação, retiros e confraternização dos funcionários, etc.
Jubileu de ouro do IMSJT, ou seja, os 50 anos da refundação da obra pelo Pe. Gregório.
Inauguração da CEI Padre Dehon, núcleo Marisa em Jurubatuba.
Padre Lorival João Back, scj, assume a direção e adequa o Instituto às exigências do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Inauguração do CCA Padre Westrupp dentro do IMSJT. Parceria com a Espro (Associação de Ensino Social Profissionalizante).
Fundação do SAICA São Judas (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes).
Inauguração do Seminário Propedêutico. Reformas na laje, capela, recepção, sacristia, além das novas placas de sinalização.
Inauguração do CEI Sagrado Coração de Jesus na Vila Fachini.
Nova identidade visual do Instituto.
Padre João Carlos P. de Castro, scj, assume a direção no fim do ano.
Reforma da Capela São José e Inauguração de mais 3 unidades espalhadas por São Paulo.
CEI Sagrada Família
CEI João Paulo II
CEI Mãe Operária
CEI São Francisco de Assis
CEI Santa Catarina
Alguns atendidos do IMSJT receberam bolsas de estudo da FECAP.
Inauguração do SAICA Padre Dehon.
Padre Cristiano Francisco de Assis, scj, assume a direção do IMSJT.
Criação do Podcast do Instituto.
Reformulação no site e criação de redes sociais.
Programa de Aprendizagem IMSJT. Padre Everton dos Santos, scj assume a vice-diretoria.
Reinauguração da Gruta
Desde 2019 ao dias atuais.
De 2015 a 2019.
De 2005 a 2014.
De 1997 a 2005.
De 1991 a 1996.
De 1983 a 1991.
De 1950 a 1983.
De 1946 a 1950.


