Jovem Aprendiz
Formação técnico-profissional
O IMSJT agora está certificado como Entidade Qualificadora de Programas de Aprendizagem, conforme publicação no Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional – CNAP, da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério da Economia. O Instituto Meninos de São Judas Tadeu está implantando o Programa de Aprendizagem IMSJT (Jovem Aprendiz) para contribuir com a formação de jovens de acordo com o previsto na Constituição Federal, na Lei 8.069/90, na Lei Federal 10.097/2000 e no Plano de Ação e Aplicação do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.
Você pode nos chamar no botão do whatsapp ao lado!
O que é o programa
O programa tem como objetivo proporcionar aos adolescentes e jovens formação técnico-profissional compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico e inseri-los no mercado formal do trabalho, contribuindo para a sua formação pessoal e profissional e potencializando o exercício da cidadania, sua empregabilidade e protagonismo, de modo que se torne agente transformador de sua realidade.
No âmbito da Lei, aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo, ao mesmo tempo em que estuda, a formação na profissão para a qual está se capacitando. Deve cursar a escola regular (se ainda não concluiu o Ensino Fundamental). No caso do Jovem Aprendiz IMSJT, a idade é de 14 a 23 anos e 11 meses. A Lei da Aprendizagem nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, determina que todas as empresas de médio e grande portes contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional.
Por que ser um Jovem Aprendiz?
- Salário-mínimo/hora;
- Jornada de trabalho reduzida;
- Vale-transporte;
- Férias de preferência durante o período de recesso escolar;
- 13º salário e recolhimento de FGTS.
Por que contratar um Jovem Aprendiz?
- Pagamento de apenas 2% do FGTS;
- Isenção de multa de rescisão;
- Dispensa de aviso-prévio remunerado;
- Isenção de acréscimo na contribuição previdenciária (para empresas enquadradas no Simples);
- Oportunidade de desenvolver um perfil profissional desejado pela empresa;
- Fomento a grandes talentos potenciais;
- Inserção de novas ideias e perspectivas na equipe.
No geral, a legislação determina em seu artigo 429 da CLT que toda empresa de grande ou médio porte deve ter em seu quadro de colaboradores 5% a 15% de aprendizes, garantindo que o programa da aprendizagem seja uma obrigação entre as empresas, empregando mais jovens, gerando primeiras oportunidades para quem não tem experiências profissionais e contando que sua forma de seleção possua poucos critérios, além de ajudar a preparar jovens para o mercado de trabalho, por ser um modelo totalmente focado na aprendizagem.














Em 15 de novembro de 1946 foi fundado o Orfanato pelo Padre João Büscher,scj.
Em 1950, Pe. Gregório Westrupp, scj foi nomeado pelo Superior Provincial, diretor do Orfanato.
Por exigência governamental, a obra foi denominada Instituto Meninos de São Judas Tadeu, pelo Decreto nº. 67.0218 de 18 de setembro de 1970, foi declarada de Utilidade Pública Federal.
Construção da ampliação predial do Instituto.
Chegada das Irmãs no Instituto para ajudar nos cuidados dos internos.
Entrada principal do instituto.
Inauguração da Capela São José no Instituto. Projeto do arquiteto Mário Graziosi.
Inauguração da CEI Padre Gregório Westrupp no Brooklin Paulista.
Nos anos 70, o coral dos meninos cantava nas missas do Padre Gregório.
Falecimento do Padre Gregório Westrupp em 21 de janeiro.
Padre Mauro Paulo Jungklaus, scj, assume a direção do IMSJT.
Nesse período, o Instituto foi centro de maior atenção por parte da comunidade católica.
Padre Aurélio Mariotto,scj, assume a diretoria educacional e o padre Luiz Weber, scj, se tornou vice-diretor.
Inauguração da gruta no estacionamento e do Memorial, no prédio onde o orfanato começara.
O padre Luiz Weber, scj, assume a direção.
Inicialmente, era um espaço recreativo somente para as crianças e os adolescentes abrigados no IMSJT. A partir de 2006, sob a direção do pe. João Back, seu espaço passou a ser usado também para formação, retiros e confraternização dos funcionários, etc.
Jubileu de ouro do IMSJT, ou seja, os 50 anos da refundação da obra pelo Pe. Gregório.
Inauguração da CEI Padre Dehon, núcleo Marisa em Jurubatuba.
Padre Lorival João Back, scj, assume a direção e adequa o Instituto às exigências do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Inauguração do CCA Padre Westrupp dentro do IMSJT. Parceria com a Espro (Associação de Ensino Social Profissionalizante).
Fundação do SAICA São Judas (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes).
Inauguração do Seminário Propedêutico. Reformas na laje, capela, recepção, sacristia, além das novas placas de sinalização.
Inauguração do CEI Sagrado Coração de Jesus na Vila Fachini.
Nova identidade visual do Instituto.
Padre João Carlos P. de Castro, scj, assume a direção no fim do ano.
Reforma da Capela São José e Inauguração de mais 3 unidades espalhadas por São Paulo.
CEI Sagrada Família
CEI João Paulo II
CEI Mãe Operária
CEI São Francisco de Assis
CEI Santa Catarina
Alguns atendidos do IMSJT receberam bolsas de estudo da FECAP.
Inauguração do SAICA Padre Dehon.
Padre Cristiano Francisco de Assis, scj, assume a direção do IMSJT.
Criação do Podcast do Instituto.
Reformulação no site e criação de redes sociais.
Programa de Aprendizagem IMSJT. Padre Everton dos Santos, scj assume a vice-diretoria.
Reinauguração da Gruta
Desde 2019 ao dias atuais.
De 2015 a 2019.
De 2005 a 2014.
De 1997 a 2005.
De 1991 a 1996.
De 1983 a 1991.
De 1950 a 1983.
De 1946 a 1950.

